Crianças do 1º ano do Ensino Fundamental 1 exploram a imaginação, história e afeto durante o “Torneio do Rei”
Por Clara Viana:
No dia 21 de março, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental 1 embarcaram em uma jornada mágica, carregada de histórias e vivências. Os alunos se transformaram em pequenos cavaleiros e damas, participando do incrível “Torneio do Rei”.
A atividade integra o projeto “Muitos e Muitos Anos Atrás” e propõe diversas experiências que, simbolicamente, criam coletivamente um cenário histórico encantado, repleto de imaginação. A primeira missão consistia em cada turma criar a sua própria heráldica. Em seguida, os grupos escolheram, por votação, um nome, criaram um brasão com símbolos significativos e escolheram uma identidade coletiva construída com muito protagonismo.
A participação das famílias foi essencial: em casa, as crianças conversaram com seus familiares sobre símbolos importantes e confeccionaram seus próprios escudos, utilizando diferentes materiais e muita criatividade. Além disso, contaram com o apoio da Sala Maker para criar moldes de brasões e estampar túnicas, que foram usadas no grande dia do evento.
As quadras do Ensino Fundamental 1 se transformaram no palco do “Torneio do Rei”. Numa manhã repleta de história e afeto em um cenário lúdico, as crianças exploraram sua imaginação enquanto se divertiam. Durante a atividade, a equipe de Educação Física teve um papel importante, e trouxe para os alunos desafios corporais que trabalharam a cooperação, o movimento, a estratégia e, é claro, a alegria.
O projeto continuará com outras atividades que incentivam a criatividade das crianças. “Após o torneio, os estudantes seguem investigando perguntas problematizadoras elaboradas pelas turmas, com foco no modo de vida, alimentação, higiene e organização social de muitos e muitos anos atrás”, explicou Gabriela Pires, professora do 1º ano.