Pular para o conteúdo

Por Clara Viana:

Durante o encontro, houve também a apresentação das maquetes, nas quais os alunos, em conjunto com suas famílias, criaram cômodos de castelos como parte de uma lição de casa. Vestidos de damas e cavalheiros, eles apresentaram suas criações aos colegas de classe e, em seguida, as famílias convidadas tiveram a oportunidade de apreciar a exposição.

Depois de conferirem os trabalhos, os convidados ainda puderam degustar os pães preparados pelos próprios estudantes, que contribuíram com um ingrediente, como uma forma de destacar a importância da colaboração coletiva. 

Essa atividade integra o projeto “Muitos e Muitos Anos Atrás”, que tem o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade das crianças pelo aprendizado, utilizando contos de fadas como ponto de partida para explorar o período medieval de maneira ampla e inclusiva, evitando o eurocentrismo. 

Em sala de aula, já foi trabalhado o contexto histórico de povos do continente africano, destacando que esses também possuíam reis e rainhas, ampliando assim o repertório cultural e histórico dos alunos. 

O pão era um alimento muito presente na culinária daquela época, sendo consumido tanto pelos nobres quanto pelas demais classes sociais. Por esse motivo, foi escolhido como o alimento a ser produzido no projeto, buscando remeter à importância cultural e histórica dessa iguaria.

“Para resgatar essa tradição, fizemos uma receita adaptada, utilizando ingredientes diferentes, mas com o objetivo de proporcionar uma experiência única, a vivência de preparar o próprio pão e compartilhá-lo com os outros. Além disso, buscamos relembrar práticas antigas, como o hábito de fazer o chá da tarde, que complementava esses momentos de convivência”, explicou a professora Talita Zani do 1º ano D. 

Outro ponto importante proposto pelo projeto é integrar todas as áreas do conhecimento. Por meio das atividades realizadas, são desenvolvidas habilidades esperadas para as diferentes disciplinas, promovendo uma aprendizagem abrangente e significativa.

“Além disso, temos como objetivo aproximar as crianças do universo letrado. Trabalhamos intensamente na iniciação às letras, na construção de palavras e pequenas frases, além da criação de um banco de palavras relacionadas ao tema, sempre acessível para elas. Também exploramos diversos gêneros literários, desenvolvendo ainda mais esse processo de aprendizado”, concluiu a professora Gisela Jonsson, do 1º ano C. 

Um dos pais envolvidos no projeto compartilhou suas impressões sobre as atividades realizadas, destacando o impacto positivo da interação entre as famílias, alunos e escola. “Com a atividade enviada para casa, eu e a mãe da Alice conseguimos nos envolver no projeto da escola. Há anos eu não fazia uma maquete, e foi uma experiência muito participativa. Compramos os materiais, ajudamos Alice a construir o castelo e, enquanto ela se divertia descobrindo coisas novas, também aprendemos junto com ela. Além disso, fortalecemos nossa conexão com o conteúdo pedagógico da escola”, disse Luís Vicentim, pai da aluna Alice Vicentim, do 1º ano.

Todas as atividades desenvolvidas no projeto “Muitos e Muitos Anos Atrás” são supervisionadas e orientadas pela coordenação de curso e, ao longo do semestre, serão complementadas por ações que estimulam a criatividade e o aprendizado das crianças.