Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Como parte do Projeto “Literatura de Cordel”, as crianças dos 1ºˢ anos vivenciaram experiências práticas que enriqueceram seu entendimento sobre a cultura nordestina. Por meio de várias atividades desenvolvidas com as turmas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto os costumes e tradições desta região.

Na última semana, os estudantes entraram em contato com as diferentes danças nordestinas e vivenciaram o frevo. Construíram suas próprias sombrinhas de frevo e para completar essa experiência, o professor de Educação Física Ricardo Martins preparou uma aula especial para a turma. Com passos característicos e movimentos ritmados, as crianças foram introduzidas na arte desta dança tão enraizada na cultura nordestina.

“As crianças vivenciaram os passos dessa dança tão conhecida e puderam, em pequenos grupos, criar uma apresentação”, contam as professoras Cristiane Sawaya, Luisa Gerin e Carol Cintra.

O projeto “Literatura de Cordel” tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências práticas que ampliem o entendimento sobre a cultura nordestina e a construção da sombrinha e da dança frevo foi mais uma forma de enriquecer esse projeto.