Crianças dos 2ºˢ anos do Ensino Fundamental 1 visitam a fábrica Olly Toys e criam seus próprios brinquedos
Por Clara Viana:
Nos dias 15, 16 e 17 de abril, as crianças dos 2ºˢ anos do Ensino Fundamental 1 participaram de uma visita à Fábrica de Brinquedos de Madeira Olly Toys, localizada na cidade de Holambra. Essa atividade faz parte do projeto “Brincar e Aprender”, que tem o objetivo de proporcionar aos estudantes o acesso a conhecimentos adquiridos por meio de diversas fontes de informação.
O Estudo do Meio teve um propósito pedagógico, em desenvolver a habilidade de obter informações a partir da observação e aprender a registrá-las de forma estruturada. “Essa experiência possibilita que as crianças vivenciem e experimentem, de forma corporal, tudo aquilo que foi apresentado em sala de aula. Em classe, nós desenvolvemos os conceitos e trabalhamos a questão da informação. Essa atividade, por sua vez, vem concretizar todo esse aprendizado”, explicou a professora Flávia Máximo.
Durante a visita, além de conhecerem o processo de fabricação dos brinquedos, os alunos participaram de uma oficina, na qual montaram um brinquedo de madeira e puderam levá-lo para casa.
O estudante Pedro Tancini Martins, do 2º ano, não apenas aprendeu, mas também se divertiu ao vivenciar a experiência de criar o seu próprio brinquedo. “Achei esse estudo do meio muito interessante, pois vi várias coisas relacionadas ao que estamos aprendendo em sala de aula. A parte que mais gostei foi a oficina, porque tivemos a oportunidade de construir o que quiséssemos. Eu, por exemplo, construí uma Creeper Table do jogo Minecraft!”, concluiu Pedro.
Ao longo da atividade, os estudantes puderam perceber a importância do domínio de diversos conceitos abordados na fábrica, como sistemas de medidas, operações matemáticas, figuras e sólidos geométricos, entre outros. A construção do brinquedo despertou conhecimentos sobre a importância da valorização e do respeito pelas diversas formas de trabalho.
Além disso, as crianças também refletiram sobre a questão da sustentabilidade, tema trabalhado em sala de aula, pois, durante a visita, a fábrica destacou sua prática de não gerar lixo.