Pular para o conteúdo

Por Clara Viana:

A água é essencial para o planeta, sendo fundamental para a vida em todas as suas formas. Com o objetivo de enriquecer o aprendizado sobre esse recurso e entender como ele chega até nossas casas, os estudantes dos 5ºˢ anos da Escola Comunitária participaram do Estudo do Meio no Museu Interativo da Água, no Centro de Conhecimento da Água da Sanasa, em Campinas.

A atividade aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de março, possibilitando aos alunos uma vivência  que complementou o módulo Água, conteúdo trabalhado em sala de aula ao longo do ano. Durante a visita, as crianças exploraram o processo de abastecimento e escoamento da água na cidade por meio de maquetes e participaram de experimentos interativos que envolvem o tema.

Para a estudante Luiza Lourenço, a visita foi ao mesmo tempo divertida e educativa. “Aprendemos muito sobre a água, o ciclo dela e o abastecimento para a população. A parte mais legal foi ver um simulador de tsunami que criava pequenas ondas”, concluiu a aluna do 5º ano C.

A professora Tatiana Amaral destacou que o estudo do meio deste ano tem aprofundado as reflexões sobre sustentabilidade, tema central na escola. “Essa atividade no Museu da Água se alinha com a proposta sustentável da instituição. É necessário compreender a importância da água para o planeta e como são necessários investimentos financeiros e mão de obra especializada para garantir sua distribuição a todos os habitantes de uma cidade. Na visita os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas que a água percorre até chegar às residências, um processo que muitos desconheciam”, ressaltou.

Localizado no Centro de Conhecimento da Água da Sanasa, o Museu da Água é uma exposição científica e cultural que conta com mais de 20 instalações, distribuídas em áreas internas e externas. De maneira lúdica e interativa, o museu apresenta a água como elemento essencial à vida e ao equilíbrio ambiental do planeta.