Estudo do Meio ao MAM
Por Tina Gonçalez:
Entre os dias 26 a 28 de novembro, os 4ºˢ anos do Ensino Fundamental 1 visitaram o 38º Panorama da Arte Brasileira, mostra promovida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e que neste ano em função de uma reforma no Parque Ibirapuera, está alocado no Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP).
Com a intenção de ampliar o repertório conceitual e cultural dos alunos, a disciplina de Artes Visuais propôs este estudo contemplando tanto os objetivos de Artes como também os conteúdos desenvolvidos em sala de aula pelas professoras da classe. Os alunos foram acompanhados pela professora de Artes Visuais e também pelas professoras titulares e auxiliares das respectivas classes, podendo observar a contribuição da arte nas questões presentes no mundo contemporâneo, relacionando-os com os projetos da série, que enfocam o Brasil como tema central.
A mostra intitulada Mil graus, segundo a curadoria, elaborou de forma critica a realidade atual do país sob a noção de calor-limite — uma temperatura em que tudo derrete, desmancha e se transforma. O projeto busca traçar um horizonte multidimensional da produção artística contemporânea brasileira, estabelecendo pontos de contato e contraste entre diversas pesquisas e práticas que, em comum, compartilham uma alta intensidade energética. Ao reunir artistas e outros agentes que abordam questões ecológicas, históricas, sociopolíticas, tecnológicas e espirituais, a exposição serve também como um ativador da memória e do debate público. Como conjunto, as obras driblam os limites da linguagem e seus sentidos preestabelecidos, revelando signos universais por meio de gestos e sotaques regionais. A ideia de uma temperatura oposta ao zero absoluto — ou seja, um quente absoluto — aponta os interesses deste Panorama por experiências radicais, condições extremas — climáticas ou metafísicas —, e estados transitórios — da matéria e da alma — que nos põem diante da transmutação como destino inevitável.
Com este mote os alunos vivenciaram uma exposição que os instigou e os sensibilizou para novas propostas artísticas complementando o estudo iniciado com a visita ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), situado na Avenida Paulista. Dessa forma, além do estudo das obras expostas tiveram contato com a própria história da formação dos museus e puderam contemplar a obra arquitetônica de dois dos maiores arquitetos brasileiros que projetaram os prédios do MASP e do MAC/USP, respectivamente Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer.
Lembrando que desde 2007, a Escola Comunitária de Campinas, por meio do Núcleo de Artes, estabeleceu uma parceria educativa com o MAM possibilitando que todos possam visitar as exposições realizadas pelo museu de forma gratuita.