Pular para o conteúdo

Por Ana Lúcia F. Camargo (Nucha)

No desenvolvimento dos Projetos de Classe as famílias participam de diferentes maneiras, por meio de indicações de leitura e de vídeos, envio de livros, revistas, fotos e outros objetos que sejam pertinentes aos temas estudados. Outra forma de participação é a vinda à Escola para palestras, oficinas e realização de experimentos, dentre outras possibilidades.

No dia 26 de maio,  Juliana, mãe do Rafael, veio à Escola para a primeira etapa de sua contribuição ao Projeto de Classe Vida saudável, um direito de todos, na turma do 3º ano E, propondo um experimento realizado no Laboratório de Ciências da Escola e com a participação da Eliane, responsável pelo laboratório. Juliana trabalha como engenheira de alimentos.

Ela teve uma conversa inicial com a turma para explicar os objetivos do experimento, ensinar sobre os microrganismos que estão presentes em nosso ambiente, na nossa alimentação e até dentro de nós, que trazem benefícios ou, quando em quantidade desequilibrada, malefícios para a nossa saúde. 

Ao longo de alguns dias a turma do 3º ano E pôde observar os efeitos da boa higienização das mãos ou a falta dela para refletir sobre hábitos e cuidados necessários com a nossa saúde, por exemplo, antes de ingerirmos os alimentos.

A Juliana voltou à ECC no dia 06 de junho para participar da interpretação de todo o processo de observação e a turma aprendeu ainda mais, inclusive sobre a importância do descarte correto das placas de Petri utilizadas no experimento. As crianças registraram suas observações do experimento por meio de descrições escritas e ilustradas, finalizando o fazer científico com o registro coletivo sobre as aprendizagens a partir das conclusões possíveis e tudo o que a Juliana ensinou.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”16916,16917,16918,16919,16920,16921,16922,16923,16924,16925″]?Ákilla Magalhães e Betina Mantoan