Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Na última semana, dias 22, 23 e 24, as crianças dos 3ºˢ anos da Escola Comunitária participaram de um evento especial para compartilhar experiências e aprendizados do projeto “Campinas, a cidade em que vivemos”. O Galpão do Infantil foi palco das apresentações, marcando um momento enriquecedor de interação entre alunos, familiares e educadores.

Durante o projeto, os estudantes participaram de atividades interdisciplinares, explorando diferentes linguagens para compreender a formação da cidade de Campinas. A proposta foi conduzida de maneira colaborativa, buscando alternativas que promovessem a autonomia das crianças, tanto dentro, quanto fora da sala de aula.

O evento teve início com apresentações individuais, em duplas, trios ou grupos, nos quais as crianças compartilharam fragmentos estudados e escolhidos por elas para apresentação. Destaque para a produção coletiva do livro “Campinas em 50 palavras” e a emocionante “Rua das Homenagens”, composta por placas de rua feitas pelas crianças em homenagem a pessoas importantes em suas vidas ou com memórias afetivas.

Após as apresentações, as famílias tiveram a oportunidade de circular pelo Galpão, onde as crianças compartilharam curiosidades e responderam às dúvidas dos presentes. Um “cantinho” especialmente preparado permitiu que todos registrassem o momento com uma fotografia de recordação.

O evento prosseguiu com todos se dirigindo ao Galpão da Entrada Principal da Escola, onde as crianças emocionaram a todos, com apresentações musicais que enriqueceram ainda mais este momento.

Fotos: Ákilla Magalhães