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Por Fátima Faleiros Lopes

O projeto “No tempo dos avós e bisavós” é um projeto costurado com os fios das lembranças dos mais velhos, avós e bisavós que trouxeram à tona suas experiências vividas ao narrarem para seus netos e bisnetos sobre os modos de viver de outros tempos; sobre fatos marcantes da sua história de vida pessoal e familiar; curiosidades; sentimentos sobre o que é ser idoso e suas expectativas em relação ao viver a velhice na atualidade.

É um projeto cujas intenções educativas geram gestos afetuosos e o fortalecimento de laços entre gerações. Falo aqui das entrevistas entre as crianças e os idosos, da troca de cartas, do aprendizado que se faz pelo falar e pelo ouvir, pela comunicação tão necessária em tempos de não escuta do outro.

É um projeto que leva os alunos a construírem significados sobre outros tempos a partir de artefatos da cultura material. O rádio antigo, o mata borrão, o álbum de fotos, o bordado da vovó, objetos com valor afetivo para além do valor monetário, ou seja, uma referência importante para todos nós que vivemos na sociedade do consumo e do descartável.

É um projeto que permite às crianças a ampliação de seu repertório histórico e cultural. Por exemplo, o estudo do meio até a cidade de Amparo, com seu casario preservado, onde as crianças foram estimuladas a desenvolverem um duplo olhar: o que busca apreender o todo e, ao mesmo tempo, o olhar que busca perceber os detalhes, as bandeiras, as platibandas, os porões tão registrados nos desenhos das crianças. Perceber o que está preservado e o que não está, brincar na praça e imaginar como era o  tempo em que as pessoas ouviam a banda tocar no coreto. Quanta riqueza de experiências! 

O Projeto “no tempo dos avós e bisavós” se desenvolveu a partir de problemáticas que as professoras levantaram com os alunos, em sala de aula, tendo como parâmetros alguns objetivos a serem alcançados. Um deles é proporcionar o início da construção da noção de tempo histórico, pelos alunos, daí a importância das comparações que realizaram entre o seu tempo e os outros tempos da história humana, reconhecendo certas semelhanças, diferenças, continuidades e mudanças. Outro objetivo é desenvolver a percepção dos indícios de outros tempos presentes nas memórias dos mais velhos, nos objetos, na arquitetura, ou seja, o início da percepção das diferentes fontes da história e a percepção de que há bens de valor afetivo e histórico, ou seja, introdução à noção de patrimônio histórico e cultural.  

Outro objetivo muito importante neste projeto é propiciar ao aluno, até pouco tempo atrás muito centrado em si mesmo, a percepção do outro, dos diversos outros que compõem o mundo em que vivemos, valorizando, principalmente, a experiência dos mais velhos. 

É importante destacar que neste projeto conteúdos de diversas áreas do conhecimento foram trabalhados em uma perspectiva interdisciplinar. Os alunos foram estimulados a terem uma postura ativa nas aulas, o que se traduziu em uma rica produção de conhecimentos, por parte deles. 

Para encerrar, todos nós sabemos do papel que a escola desempenha na formação dos indivíduos, assim como do potencial transformador que ela pode ter na sociedade. O mundo tem nos dado mostras de que é urgente a tarefa de formarmos sujeitos que utilizem plenamente suas capacidades cognitivas e, ao mesmo tempo, sejam bastante sensíveis e responsáveis em relação ao seu entorno. O projeto “No tempo da infância dos avós e bisavós” é um passo nessa direção.

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