Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Como parte do projeto de classe “Vida saudável, um direito de todos”, as crianças dos 3ºˢ anos do Ensino Fundamental 1 foram até o Laboratório de Ciências da ECC para um experimento relacionado à poluição do ar.

Utilizando uma vela, um vidro e um prendedor, o experimento teve como objetivo simular a poluição atmosférica da cidade. 

Ao acender a vela e encostar o prato de vidro sobre ela, os alunos puderam observar e sentir a fuligem gerada, exemplificando como a queima de combustíveis por veículos, chaminés das indústrias, carvão e queimadas na natureza geram partículas e gases tóxicos que poluem a atmosfera, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas.

A partir do experimento realizado, as crianças puderam refletir sobre a importância da preservação da natureza. Quando questionadas sobre maneiras de ajudar a reduzir os impactos no meio ambiente, ideias como o uso de transporte público e o rodízio de caronas surgiram.

“No decorrer do projeto, os alunos estão estudando sobre o espaço rural e o espaço urbano. Para investigarmos se o ambiente em que vivemos é saudável, iniciamos o estudo sobre os diferentes tipos de poluição”, contam as professoras dos 3ºˢ anos.

Agora, dando continuidade, os alunos investigarão outros tipos de poluição e discutirão ações que devem ser tomadas para minimizar seus efeitos no meio ambiente.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”16346,16347,16348,16349,16350,16351,16352,16353,16354,16355″]?Ákilla Magalhães