“Todas as cores concordam no escuro”
Por Tina Gonçalez
Atividade desenvolvida pela área de Artes Visuais no sábado letivo de 19 de novembro com os 5ºs anos do Ensino Fundamental 1 com a orientação das professoras Tina Gonçalez e Magaly Farias.
Baseada na frase do filósofo Francis Bacon, essa proposta visa estimular a forma de olhar para si próprio e também para o outro, percebendo que as diferenças da cor da pele não interferem no fato de sermos todos humanos.
Dentro da arte contemporânea, a instalação permite que nos tornemos participantes da obra passando de espectador passivo a espectador ativo, vivenciando a experiência artística de maneira a desenvolver o senso estético e perceptivo.
A instalação “Todas as cores concordam no escuro” foi realizada na sala de Teatro e era composta de um espelho e holofotes coloridos. Separados em grupos, os alunos foram convidados a entrarem em uma sala escura e se verem no espelho com as luzes (vermelha, verde e azul) projetadas nos seus corpos modificando a superfície da sua pele.
Em um segundo momento foram ao ar livre e fizeram um círculo observando as próprias sombras. Por meio da reflexão “qual é a cor da minha sombra?”- foi percebido que não há diferenças nas sombras demonstrando que somos iguais.