A cadeira e o artista: Imagem e Representação
Por Magaly Guimarães
Nosso trabalho começa com a análise da obra conceitual Uma e três cadeiras do artista Joseph Kosuth (1945, Ohio). O artista ajudou a estabelecer fundamentos teóricos da arte conceitual e produziu uma obra representativa dentro deste pensamento que explora a natureza da arte. Entre a sua produção, destaco Uma e três cadeiras que representa um objeto real, a fotografia deste objeto e a definição textual deste objeto retirada de um dicionário. Ele apresenta, o real, sua imagem e seu conceito, fazendo uma síntese visual da arte conceitual, ou seja, colocando a ideia em igualdade com a forma.
A cadeira usada como tema é um exemplo comum tirada de seu contexto usual e recolocada no ambiente de uma exposição, provocando a ressignificação do objeto e, como elemento pertencente a uma obra de arte, a desobjetificação do objeto como tal. Dessa maneira, ela é privada de sua função utilitária, agora compreendida como objeto a ser analisado, ganhando um novo significado: um objeto de arte para contemplação.
A exposição não se trata apenas de apresentações diversas de um mesmo elemento, mas de uma representação do modo como cada aluno(a) concebeu. Os alunos apresentam visões diferentes da cadeira, revelando que a expressão se encontra na ideia e que a forma é apenas um artifício a serviço da ideia.
São pinturas, colagens, desenhos, escritos que oferecem ao espectador uma mostra da versatilidade dos alunos ao trabalharem com o objeto, despertando questionamentos e evocando experiências pessoais com o objeto.
Assim, convidamos todos a observarem e sentirem as cadeiras, buscando novas formas de olhar para elas.
A exposição pode ser conferida nos painéis vermelhos localizados no interior do Bloco 1B do Ensino Fundamental 2 – pisos superior e inferior.