Alunos da Escola Comunitária de Campinas Vivenciam Experiência Artística na 35ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo
Por Ana Helena Grimaldi e Betina Mantoan
No dia 31 de outubro e no dia 09 de novembro, as turmas de 8ºˢ e 9ºˢ anos da Escola Comunitária de Campinas foram recebidas no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, localizado no Parque Ibirapuera, para uma enriquecedora visita à 35ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo.
Promovido pelo Núcleo de Artes da escola, o objetivo da visita foi ampliar o repertório cultural dos alunos, proporcionando-lhes um contato direto com o cenário artístico contemporâneo por meio da exploração de uma das mostras mais relevantes do mundo. A iniciativa busca intensificar a conexão entre o universo artístico e o universo estudantil, enriquecendo a educação com experiências sensoriais e reflexivas.
Idealizada em 1951 por Francisco Matarazzo, a Bienal de São Paulo é concebida nos moldes da Bienal de Veneza e consolidou-se como um evento fundamental no calendário cultural brasileiro. A 35ª edição, sob o tema “Coreografias do Impossível”, recebe a contribuição de renomados artistas de diversas partes do mundo, expondo aproximadamente 1,1 mil obras de diferentes linguagens artísticas.
Ao colocar em diálogo questões emergentes nos campos da arte e da cultura contemporâneas, a Bienal estimula a apreciação crítica e a compreensão das múltiplas formas de expressão artística. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 10 de dezembro!
Fotos: Ana Helena Grimaldi, Caio Petrônio, Fátima Lopes, Gabriela Coppola e Renata Camargo