Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Na última sexta-feira (31), os alunos do 3º ano B foram até o Laboratório Maker para confeccionar lanternas, utilizando cartolina, papel craft, cola quente e luz de led.

A atividade é inspirada no livro “Marilu”, da autora Eva Furnari, e faz parte do Projeto de Classe “Vida saudável, um direito de todos”. A obra literária conta a história de uma menina que fica fascinada com uma lanterna colorida e deseja descobrir de onde ela vem, para ter uma também.

Em um primeiro momento, os alunos e as professoras leram, compreenderam e reescreveram a história. Juntos, pensaram como seria a lanterna de cada criança ali presente, e então, a turma realizou uma oficina de confecção de lanternas com papel criativo e cada aluno construiu a sua própria lanterna.

Após o trabalho feito em sala de aula, com o objetivo de criar uma experiência ainda mais marcante, os alunos pensaram como seria incrível se a lanterna acendesse. Foi então que as crianças e a professora Marciene tiveram a ideia de realizar uma segunda oficina no Laboratório Maker da ECC, utilizando leds na montagem de três lanternas coletivas.

Depois de finalizadas, as lanternas foram penduradas nos corredores do prédio do Ensino Fundamental 1, lugar em que também foram expostas as oficinas das demais salas do 3º ano sobre leituras de outras obras da mesma autora. 

“A reflexão sobre enxergar o mundo através de outros olhares se manterá no decorrer do Projeto de Classe e nas reflexões sobre as relações de convivência entre as crianças”, diz a professora Marciene.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”16197,16198,16199,16200,16201,16202,16203,16204,16205,16206″]?Ákilla Magalhães