Pular para o conteúdo

Com o objetivo de aprofundar o estudo sobre os biomas brasileiros, alunos e alunas do 7º ano participaram de um Estudo do Meio remoto na cidade de Campinas.

O estudo teve como foco principal o aprofundamento sobre o Cerrado, um dos biomas presentes na nossa região e que vem sendo duramente impactado ao longo dos anos pela ação humana. Utilizando imagens de satélite, os estudantes percorreram vários pontos do município, tendo como ponto de partida a ECC e ponto final o Parque dos Jatobás, importante fragmento de Cerrado, que está localizado próximo ao Aeroporto Viracopos, no Bairro Itajaí, e faz limite com o rio Capivari.

O Parque dos Jatobás encontra-se em processo de implantação e deve ser aberto a visitação no próximo ano.

A partir de imagens sobre a biodiversidade do local e um vídeo panorâmico da região, feito com um drone, os alunos puderam conhecer as principais características deste Cerrado e compreender a sua importância socioambiental.

O estudo contou com a participação da Dra. Denise de Alemar Gaspar, doutora em Ecologia pela Unicamp, e também, da professora responsável pela série, Daniela Valbert.