Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Durante as aulas de Ciências, os alunos dos 7ºˢ anos tiveram a oportunidade de colocar em prática o processo de tratamento de água realizado nas estações de tratamento da cidade, como parte de um projeto educacional sobre saneamento básico.

Os alunos foram convidados a reproduzir no laboratório de Ciências da Escola o que é realizado nas Estações de Tratamento de Água. Utilizando os reagentes: hipoclorito de sódio, sulfato de alumínio e cal hidratada, os estudantes acompanharam atentamente as mudanças nos níveis de pH à medida que realizaram e observaram os processos de floculação, decantação e filtração.

A atividade prática ofereceu aos alunos uma compreensão mais profunda sobre a importância do saneamento básico na prevenção de doenças e promoção da saúde, além de permitir que os alunos compreendessem como é feito o tratamento de água nas estações e identificassem os produtos utilizados nesse processo.

“Estudamos o papel das Estações de Tratamento de Água e das Estações de Tratamento de Esgoto no município de Campinas e a atividade prática vem complementar o conteúdo”, diz a professora Daniela Valbert.

Além do objetivo específico do conteúdo, a atividade no laboratório permitiu que os alunos explorassem as etapas de uma pesquisa científica e o desenvolvimento de habilidades relacionadas, como a observação, a análise e o registro dos dados.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”17537,17538,17539,17540,17541,17542,17543,17544,17545,17546″]?Ákilla Magalhães