Pular para o conteúdo

Por  Ana Helena Grimaldi, Professora de Artes Visuais

A sopa Campbell’s e o suco KiTal

Os estudantes dos 8ºˢ anos do Ensino Fundamental 2 expuseram suas criações no mural da parede vermelha da escola, resultado dos estudos sobre Andy Warhol e a Pop Art, movimento estético que destacou a vida cotidiana, rompeu a barreira entre expressão visual e mercado e teve grande impacto na Arte Contemporânea.

Um de seus principais expoentes foi Andy Warhol (EUA, 1928 –1987), o mais célebre artista deste período que, utilizando meios da reprodução da imagem, fez desaparecer a distinção entre arte erudita e comercial. 

Quando Warhol expôs as Latas de Sopa Campbell’s pela primeira vez, em 1962, as telas foram exibidas lado a lado, simulando prateleiras de supermercado. Na época, a Campbell’s vendia 32 variedades de sopa, e cada uma das 32 telas de Warhol representava um dos sabores disponíveis. O primeiro sabor lançado pela empresa, em 1897, foi o de tomate.

Perto do final de 1962, logo após finalizar sua série de pinturas das Latas de Sopa Campbell, Warhol passou a utilizar o processo de foto-serigrafia. Essa técnica de impressão, originalmente criada para uso comercial, se tornaria sua assinatura artística, aproximando ainda mais seus métodos de arte dos utilizados na publicidade. “Não acho que a arte deva ser apenas para alguns poucos selecionados”, afirmou ele. “Acho que deve ser para a massa do povo”.

A partir da criação de um produto fictício: o KiTal – uma brincadeira com a antiga marca de sucos KiSuco – utilizamos nas aulas de Artes Visuais a mesma técnica do artista: a serigrafia, para criar 116 cópias da imagem do produto.

Cada estudante fez a sua impressão e em seguida trabalhou a imagem com pintura, no estilo da Arte Pop.

O “sabor” de cada KiTal é uma sugestão, um desejo, um pedido individual para o coletivo.

Como parte dos estudos, os alunos uniram arte e inclusão ao pintarem a marcação dos assentos prioritários para a Festa Junina, usando as técnicas aprendidas em sala de aula.