Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Nesta segunda-feira (11), os estudantes dos 8ºˢ anos se reuniram no Galpão do Infantil para receber os haitianos Tomy Felixon e Dieumettre Jean para uma roda de conversa.

A atividade, parte integrante do Projeto Interdisciplinar América Latina, tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da construção histórica da identidade latino-americana. Ao longo das aulas, diversas temáticas foram exploradas, com destaque para o estudo do Haiti, abordando tanto seu passado quanto seu presente, incluindo a importante questão da migração contemporânea de haitianos para o Brasil e, mais especificamente, para Campinas.

O momento de diálogo com os imigrantes haitianos, que agora residem em Campinas, se destaca com um momento especial do projeto. Para Fátima Lopes, professora de história, “o compartilhamento de experiências de vida, a possibilidade de desconstrução de estereótipos e preconceitos, a valorização do diálogo na busca de uma maior integração entre as nações e os latino-americanos são propósitos colocados em ação por meio desse encontro tão potente.”

Os alunos entraram em contato não apenas com informações históricas, mas também com vivências e perspectivas de vida, promovendo um entendimento mais amplo e humano sobre a realidade dos imigrantes.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”17830,17831,17832,17833,17834,17835″]?Ákilla Magalhães