Alunos dos 8ºˢ anos recebem visita de uma mexicana e uma venezuelana durante aulas de Espanhol
Por Betina Mantoan
Como parte do projeto interdisciplinar América Latina, que engloba as disciplinas de Geografia, História, Espanhol, Artes, Ciências e Português, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com a Dra. Joan Marie Blanco, da Venezuela, e a professora Leticia Vargas Bueno, do México.
A iniciativa surgiu após os alunos estudarem sobre a Venezuela e o México durante as aulas de Geografia. Com o intuito de aprofundar os conhecimentos adquiridos e promover uma abordagem mais real dos países, a professora de espanhol, Mayte Tovar, convidou as duas especialistas para compartilharem suas experiências e conhecimentos com os alunos, utilizando a língua espanhola como elemento unificador da América Latina.
Joan falou sobre a cidade de Caracas e as lindas paisagens da Venezuela. Ela destacou os contrastes existentes no país, como a riqueza proveniente do petróleo e a persistente pobreza social. Além disso, abordou a delicada questão das migrações e refugiados, esclarecendo dúvidas e respondendo às perguntas preparadas previamente pelos alunos.
Já Leticia, apresentou as paisagens mexicanas, que incluem serras, vulcões, praias e desertos, e ressaltou a importância do turismo para a economia do país Também apresentou aspectos históricos e culturais da Cidade do México e abordou os desafios enfrentados na fronteira entre México e Estados Unidos, como a migração e o tráfico de drogas, evidenciando as contradições entre a riqueza econômica e os problemas sociais.
“Os alunos tiveram a oportunidade de validar e ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula, enriquecendo sua formação acadêmica e crítica. Além disso, a iniciativa estimulou o desenvolvimento de competências socioemocionais e promoveu o diálogo entre os estudantes, incentivando a troca de experiências e perspectivas”, conta Mayte.