Alunos dos 9ºˢ anos confeccionaram teodolito no Laboratório Maker
Por Betina Mantoan
Durante as aulas de Matemática, os alunos dos 9ºˢ anos do Ensino Fundamental 2 foram até o Laboratório Maker confeccionar um teodolito, instrumento para medição de ângulos horizontais e verticais, utilizando papelão, papel, canudo e tampa de garrafa pet.
A atividade faz parte do projeto “Teodolito e as distâncias inacessíveis”.
Após a construção do teodolito, os estudantes foram até as quadras da Escola para estimar a altura do holofote, da escada e da arquibancada, aplicando os conceitos de semelhança de triângulo aprendidos em sala de aula.
“A proposta da atividade é aproximar a matemática aprendida em sala de aula do cotidiano do aluno. Apresentar como e em que a matemática pode auxiliar nas construções e tomadas de decisões”, diz a professora Gisele Dias.
Como proposta de finalização do projeto, os alunos realizarão uma pesquisa sobre as normas para acessibilidade em rampas e escadas, verificando as medidas obtidas.
[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”15951,15952,15953,15954,15955,15956,15957,15958,15959″]?Ákilla Magalhães