ANO INTERNACIONAL DA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
A Escola Comunitária de Campinas integra, desde setembro de 2014, o Programa de Escolas Associadas da UNESCO (Rede PEA-Unesco), cujo objetivo é trocar conhecimentos, projetos e ideias fortalecendo o compromisso com a educação.
Todos os anos um tema é abordado junto aos alunos das escolas parceiras e a UNESCO escolheu 2021 como o Ano Internacional da Erradicação do Trabalho Infantil.
A partir deste tema, os alunos e alunas do 7º ano D desenvolveram o projeto Trabalho infantil no campo e nas cidades brasileiras.
Ao estudar a organização dos espaços das cidades e das áreas rurais no Brasil, os alunos e alunas conheceram uma série de problemas sociais, entre eles, o trabalho infantil. Os estudantes pesquisaram quais os tipos de trabalho infantil existem, as causas, as consequências e buscaram encaminhamentos para erradicar o problema.
“Os alunos realizaram o levantamento dos tipos de trabalho infantil, as denúncias, os relatos de crianças e as ações de combate. No mural digital (padlet), os alunos postaram informações, imagens e ações de combate ao trabalho infantil”, diz o professor Adilson Gonçalves.
Confira o trabalho AQUI.