Pular para o conteúdo

Observar, registrar, interpretar, comparar resultados e levantar hipóteses são algumas das habilidades essenciais trabalhadas no Ensino de Ciências durante todo o Ensino Fundamental e Médio na Escola Comunitária de Campinas.

Um dos grandes desafios em tempos de pandemia e isolamento social tem sido manter o interesse e a motivação dos alunos durante o curso , propondo atividades práticas que permitam desenvolver estas e outras  habilidades previstas no nosso planejamento, que tem a BNCC (Base Nacional comum Curricular) como fio condutor.

Pensando nisso, a Professora Daniela Santos Cassab montou uma mini estação meteorológica no jardim da sua casa, para que os alunos pudessem acompanhar, registrar e analisar os dados coletados diariamente sobre algumas variáveis relacionadas ao tempo meteorológico.

Neste 2º trimestre, dentro do eixo temático Terra e Universo, os alunos do 8ºs anos estão estudando os princípios da formação do clima e do tempo e a relação entre estes dois fenômenos, normalmente utilizados de maneira inadequada como sinônimos.

Simultaneamente os alunos pesquisaram  durante alguns dias  as variáveis do tempo a partir da observação direta e dos dados disponíveis em sites de previsão do tempo, organizando as suas observações e dados coletados em uma tabela.

Este conjunto de informações será objeto de discussão e análise nas aulas, auxiliando na construção do conhecimento de maneira significativa e interativa sobre o tema.

Como parte da sequência didática para abordagem deste assunto os alunos participarão de um Estudo do Meio remoto ao Cepagri da Unicamp, experiência pioneira de parceria entre as duas instituições como alternativa as visitas presenciais, impossibilitadas neste momento de pandemia.

Parabéns aos alunos dos 8ºs anos pelo empenho  e para as famílias pelo apoio para realização de mais este projeto.