Pular para o conteúdo

Por Clara Viana:

Além da biblioteca da Comunitária, os estudantes das turmas dos 6ºˢ e 7ºˢ anos do Ensino Fundamental 2  têm a oportunidade de acessar um rico acervo de livros dentro das próprias salas de aula, devido ao projeto “Biblioteca de Sala”.

A proposta nasceu como uma iniciativa para criar um ambiente mais favorável e diretamente ligado ao aprendizado sobre língua, leitura e linguagem. Uma das principais atribuições do projeto é a organização de uma biblioteca composta por títulos já existentes na escola, somado a outros que foram doados pelos próprios alunos, baseados em suas vivências de leitura.

No começo do projeto foi realizada uma campanha de arrecadação de livros que mobilizou as turmas e resultou na criação de um acervo que despertou grande interesse entre os alunos. “Esse projeto começou, quando a Lílian, nossa professora de português, pediu que doássemos alguns livros que não líamos em casa para ajudar a construir uma biblioteca dentro da nossa sala”, disse Lucca Tonso, aluno do 6º ano. 

Antes que fosse implementado o sistema de registro e empréstimo, os estudantes aproveitavam qualquer tempo livre para admirar os livros e imaginar as viagens proporcionadas pela leitura. “No início, os alunos estavam apenas ‘namorando’ as capas durante as aulas. Foi então que, de forma coletiva, conseguimos elaborar as regras para a biblioteca. A partir daí, eles começaram, de fato, a levar os livros para casa”, explicou a professora Lílian Costa, que mobilizou a ação.

Uma das iniciativas desenvolvidas foi a organização de uma biblioteca composta por títulos que já existiam na escola, somados a outros doados pelos alunos com base em suas experiências de leitura. Todos os meses, serão nomeados ajudantes nas salas para organizar as prateleiras e auxiliar na dinâmica dos empréstimos. “Meu trabalho é organizar os livros e cuidar dos empréstimos. Eu acho que a biblioteca é importante, porque, a partir do 6º ano, não frequentamos mais a biblioteca da escola com tanta frequência. Com a biblioteca de sala, fica mais fácil para nós pegarmos os livros,” disse Gabriela Leite , ajudante de sala do 6º ano.

A biblioteca de sala tem como objetivo principal incentivar a formação do hábito de leitura de literatura, enquanto promove a interação entre os colegas por meio de recomendações e sugestões de livros feitas por eles. “Eu achei muito legal, porque podemos levar os livros para casa ou ler no intervalo. Ler é algo muito importante no nosso dia a dia, algo que aprendemos e, além disso, eu gosto muito de ler, é um hobby,” concluiu João Damasceno, do 6º ano.

Outro fator que motivou a criação do projeto foi o objetivo de desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade e a valorização do respeito aos espaços e bens comunitários. “A biblioteca de sala é importante para os alunos porque, além de incentivar o prazer pela leitura, também promove o senso de responsabilidade entre eles, já que são os próprios alunos que cuidam do acervo. Acredito que, para a nossa prática pedagógica, o projeto só tem a agregar, tanto para os alunos quanto para nós, docentes,” concluiu, a professora, Lílian Costa.

Confira o vídeo sobre o projeto.

Gravação e edição: Ricardo Marques

Roteiro: Clara Vianna