Escola Comunitária e Colégio Koelle realizam encontro para compartilhar experiências de projetos voltados à identificação e prevenção do bullying
Por Clara Viana:
Em março, a Escola Comunitária e o Colégio Koelle, de Rio Claro, realizaram um encontro da Equipe de Ajuda da ECC. O principal objetivo foi compartilhar o aprendizado a partir das experiências do projeto de convivência, fortalecendo os laços entre as escolas e contribuindo para a identificação e prevenção do bullying.
A equipe da Comunitária compartilhou algumas de suas ações, como a “Ação da Panelinha”, além de um diagnóstico sobre a diferença entre bullying e exclusão.
O Colégio Koelle possui um grupo com uma proposta semelhante à da ECC e o encontro possibilitou o diálogo e a troca de experiências entre as instituições. “Essa iniciativa proporcionou uma ampliação na percepção sobre a importância da convivência e da troca de experiências entre alunos e alunas de diferentes escolas”, destacou Gabriela Coppola, Orientadora Educacional da Comunitária e tutora da Equipe de Ajuda.
Cada escola teve a oportunidade de apresentar seus programas de convivência.“ Houve uma troca de ideias sobre os desafios enfrentados no ambiente escolar, Após, foi realizada uma dinâmica de integração para que os alunos se conhecessem melhor”, explicou Lana Melo, Orientadora Educacional do Colégio Koelle.
Após os esclarecimentos das orientadoras e estudantes, o encontro foi encerrado com um lanche coletivo, promovendo um momento descontraído de interação e troca de ideias entre os alunos.
Além das Orientadoras Educacionais e dos estudantes, o encontro também teve a participação da Coordenadora do Ensino Fundamental 2 da Escola Comunitária, Sandra Quatorze, e também do Diretor Pedagógico, Marcos Marcio.
A Equipe de Ajuda da Escola Comunitária, composta por alunos dos 6º aos 9º anos, se reúne regularmente para discutir questões importantes e conduzir pesquisas entre os colegas, com o objetivo de promover um ambiente escolar seguro, combatendo o bullying e o cyberbullying.