Estudantes do 9ºˢ anos aprimoram o Inglês e conceitos de sustentabilidade com jogo interativo online
Por Sueli Monteiro, coord. de Línguas Estrangeiras:
Nas disciplinas de Língua Inglesa e Geografia, desenvolvemos o projeto inovador Changemaker Gaming Experience com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental 2, como parte do Projeto Interdisciplinar intitulado “Cidadania Global e Cultura de Paz”.
Ao longo dessa iniciativa, os alunos exploraram conteúdos sobre organismos internacionais, temas globais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio de vídeos e leituras na plataforma Changemaker Experience, totalmente em inglês, além dos materiais elaborados pelos professores das duas disciplinas, os estudantes ampliaram seu repertório sobre sustentabilidade e cidadania global.
Na etapa seguinte, participaram de um jogo interativo online, desenvolvido no Japão, no qual cada aluno assumiu o papel de um avatar e foi desafiado a propor soluções sustentáveis para o desenvolvimento de um país apresentado. Ao final da jornada, produziram um texto argumentativo e um vídeo explicativo sobre o projeto que desenvolveram.
Essa experiência proporcionou aos nossos alunos uma imersão em questões globais vivenciadas por adolescentes ao redor do mundo, utilizando a língua inglesa não apenas como meio de acesso ao conhecimento, mas também como ferramenta para expressar e divulgar suas ideias e soluções de impacto.