Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Nesta terça-feira (05), os estudantes dos 6ºˢ anos da ECC exploraram o mundo das Ciências em uma aula prática de microscopia realizada no Laboratório da Escola. A atividade marcou o início do Projeto Célula, que visa aprofundar o entendimento sobre a célula como a unidade fundamental responsável pela manutenção da vida e da biodiversidade no nosso planeta.

A aula prática de microscopia tem como objetivo introduzir os alunos ao manuseio de um microscópio óptico e permitir que eles observem estruturas celulares de duas fontes distintas: da planta elódea, como representação de uma célula vegetal, e da mucosa bucal, como exemplo da célula animal.

Os estudantes foram desafiados a montar suas próprias lâminas e observarem atentamente as células sob o microscópio, identificando as estruturas estudadas. Na célula vegetal da planta elódea, puderam identificar a parede celular, estômato e os cloroplastos, enquanto na célula animal da mucosa bucal, observaram a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.

“No caderno, os alunos sistematizaram as observações através do desenho das células e das estruturas observadas ao microscópio”, diz a professora Daniela Valbert.

Sob a orientação da professora e da auxiliar do laboratório Eliane Marquesa, os estudantes observaram as particularidades dos microscópios óticos, que invertem e ampliam as imagens, e puderam colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”17755,17756,17757,17758,17759,17760,17761,17762,17763,17764″]?Ákilla Magalhães e Daniela Valbert