Estudantes exploram a composição do ar em atividade prática no Laboratório de Ciências
Por Betina Mantoan
Na última terça-feira (31), os alunos do 7º ano foram até o Laboratório de Ciências para desvendar os segredos da composição do ar.
Como parte do eixo temático “Terra e Universo”, que teve início no 6º ano, os estudantes estão aprofundando o estudo da atmosfera terrestre, com um enfoque especial na sua composição e na sua crucial importância para a vida em nosso planeta. Para dar início a essa etapa de estudos, uma intrigante questão foi lançada: Como podemos observar evidências da existência do ar, considerando que ele é invisível?
Durante essa investigação, os alunos foram guiados a compreender que o ar é uma complexa mistura de gases e a apreciar a importância do oxigênio na combustão.
O ponto chave da atividade prática era evidente: comprovar a existência do ar, um elemento tão essencial, mas muitas vezes invisível.
Na primeira experiência, os alunos observaram que primeiro a vela se apagou no béquer menor, o que demonstrou que ali continha menos ar e, consequentemente, menos gás oxigênio. Esse resultado enfatizou a importância crítica do oxigênio para a combustão.
Já na segunda etapa da experiência, uma parte do líquido não conseguiu entrar no frasco devido à presença do ar. No entanto, ao criar um furo na massa de modelar, os alunos observaram como parte do ar contido no frasco escapou para o ambiente. Assim, o líquido encontrou espaço no frasco, ocupando o lugar antes preenchido pelo ar.
O registro das observações foi feito no caderno, a partir da leitura do roteiro da atividade prática, presente no livro didático.
Fotos: Ákilla Magalhães