Estudo do Meio em Santana do Parnaíba proporciona vivência histórica aos estudantes dos 7ºˢ anos
Por Betina Mantoan:
Na última semana, os alunos dos 7º anos realizaram um estudo do meio em Santana do Parnaíba, uma cidade marcada por sua rica herança colonial. A atividade faz parte das aulas de História e teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes a observação e vivência em um dos maiores núcleos urbanos em taipa do Brasil, tombado em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).
Durante o passeio pelas ruas históricas da cidade, os alunos visitaram a Casa Museu Anhanguera, onde puderam observar de perto a arquitetura colonial e o mobiliário da época. A experiência foi além da simples observação, os estudantes também puderam refletir sobre os traçados das ruas e as tradições culturais que se preservam, revelando aspectos da vida cotidiana do passado que, por sua vez, influenciam a formação da sociedade brasileira atual.
Entre mudanças e permanências históricas, o estudo do meio proporcionou aos alunos uma imersão que não apenas enriqueceu seu conhecimento sobre a história do Brasil, mas também fomentou uma reflexão profunda sobre a formação da cultura brasileira ao longo dos séculos.
Fotos: Ákilla Magalhães