Pular para o conteúdo

Por Lília Silveira Andrietta

Saídas com os alunos em estudos do meio são fundamentais para ensiná-los a observar a paisagem. A observação e a vivência permitem explicações sem necessidade de longos discursos. Além disso, estar diante do objeto de estudo é muito mais cativante e prazeroso no processo de aprendizagem. 

No dia 23 de setembro, os alunos dos 7ºˢ anos participaram do estudo do meio em Barra Bonita, realizando a eclusagem, as observações do rio Tietê e da hidrelétrica. Também fomos para Pardinho, e no mirante observamos o morro testemunho do “Gigante Adormecido”. Nesse local discutimos a problematização: Como o  “Gigante Adormecido” permaneceu firme comparado ao entorno que sofreu grande processo de erosão dos agentes externos do relevo? 

Em Barra Bonita e Pardinho, desenvolvemos o projeto sobre o Interior Paulista, com destaque ao desenvolvimento econômico  (agrário e industrial) , observação de espécies do Cerrado no trajeto do espaço físico (solo, relevo e vegetação) e o aproveitamento do Rio Tietê (hidrelétrica e hidrovia). Os alunos receberam um material apostilado, organizado pela professora, como um trabalho preparatório para o estudo do meio. Com base no material apostilado e registro dos alunos durante o estudo do meio, serão encaminhadas atividades conclusivas. 

As fotos a seguir registram momentos do Estudo do Meio – Barra Bonita e Pardinho. 

[agni_gallery img_size=”large” img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”13582,13583,13586,13585,13581,13588,13584,13587″]