Matemática na prática
É muito comum as alunas e os alunos questionarem nas aulas de matemática: “mas onde eu vou usar isso na minha vida?”.
A partir de um problema proposto pela professora Milena: “Vocês conseguem me dizer qual é a altura de um dos postes que sustenta a grade de proteção do campão?”, os estudantes experimentaram, na prática, a aplicação de um conhecido teorema da matemática – o Teorema de Tales.
Essa atividade prática, além de contextualizar a aplicação deste teorema já conhecido pelas alunas e alunos, amplia os seus conhecimentos relacionados com os conceitos de semelhança de triângulos, um dos tópicos que estão sendo desenvolvidos no currículo do 9º ano.
“Na ECC, acreditamos que a aprendizagem é mais significativa quando a contextualização das situações envolve as alunas e os alunos num trabalho colaborativo e cooperativo, no qual os seus conhecimentos são mobilizados em contextos reais de resolução de problemas”, diz a professora Milena Policastro.
[agni_gallery img_size=”large” img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ gallery_autoplay_timeout=”2000″ img_url=”11090,11089,11088,11087,11086,11085″]