Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Na última quarta-feira (27), as salas de aula do Fundamental 2 e o Galpão do Infantil foram palco da Mostra do Projeto Cidadania Global e Cultura de Paz.

Essa atividade é a finalização de um projeto dos estudantes dos 9ºˢ anos, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Artes Visuais, Ciências, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa, Redação, Química e Física.

O Projeto Cidadania Global e Cultura de Paz, além de estimular o pensamento crítico e a interdisciplinaridade, apresenta dois grandes objetivos: educar para a cidadania global e educar para a cultura da paz. A Escola Comunitária de Campinas é uma participante ativa do Programa de Escolas Associadas da UNESCO, o que implica na adoção dos princípios disseminados pela organização, com destaque para a promoção da cultura da paz, a educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de gerações conscientes do seu papel como agentes de uma cidadania global.

Neste ano, o projeto contribui para o tema da ONU para 2023: “Ano Internacional do Diálogo como Garantia da Paz”. Com isso, os alunos não apenas estudaram e debateram sobre esses temas, mas também se tornaram efetivos protagonistas de ações voltadas para a promoção do diálogo e a construção de um ambiente mais pacífico e colaborativo.

Fotos: Ákilla Magalhães