Nas linhas tracejadas
Por Gabriel Spolaor
(Professor e Coordenador de Área de Ed. Física)
Da apresentação dos espaços das nossas aulas. Todos ouvindo com grande atenção. Ginásio, mezanino, praça e campão. Nossas grandes salas de aula. Na roda de conversa observo os olhares aguçados pelas possibilidades levantadas. Resolvo seguir outro caminho, todos liberados para experimentar. Do caos brincante das primeiras passadas largas dos 6os anos em novo solo emerge uma multiplicidade de pega-pegas. Risos, dribles, proposta diferente da minha ideia original para iniciar a aula, mas de encontro com a intencionalidade traçada de antemão. Mãos, pés, pensamento em movimento e nesse gesto veloz de corpo inteiro abro espaço para as linhas tracejadas do planejamento COM as turmas. A aula torna-se acontecimento, espaço (não no sentido físico, mas cultural) de diálogo coletivo para o estudo de diferentes temas da Cultura Corporal. Que bom que na Educação Física podemos fazer isso correndo, desejando e brincando juntos com os percursos de aprendizagem. Uma aula aberta para a escrita de bonitos poemas gestuais.