Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

A professora de matemática dos 9ºˢ anos, Gisele Pampanini, pensou em uma proposta inovadora para abordar os conteúdos de geometria e trigonometria com os alunos: um projeto que envolve a construção e lançamento de planadores.

Com o objetivo de aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula de uma maneira prática e envolvente, Gisele desafiou seus alunos a criarem planadores aplicando os conceitos da geometria e trigonometria. O projeto conquistou a atenção e entusiasmo dos estudantes.

Divididos em grupos, os alunos escolheram um tipo de planador para desenvolver, aplicando as fórmulas e técnicas discutidas nas aulas teóricas. Enquanto uma parte dos grupos se dedicava a montar os croquis e modelos dos planadores, a outra parte focava na elaboração de um relatório detalhado.

Depois dos planadores prontos, os alunos foram até o campo de futebol da ECC para uma competição. Cada equipe poderia escolher três arremessos para compor a média final, porém, uma dinâmica diferente foi proposta aos estudantes: os grupos tinham que tomar a decisão de antemão se aquele arremesso contaria ou não para o resultado final.