Pular para o conteúdo

Por Daniela Valbert, Lília Andrietta e Kaique de Souza

Os alunos e as alunas dos 7º anos desenvolveram o Projeto Cerrado, integrando as disciplinas de Ciências e Geografia.

Com os nossos alunos e alunas, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer o Cerrado e a dinâmica dos elementos naturais que compõem esse domínio natural brasileiro. Também trabalhamos a análise do uso socioeconômico dos recursos naturais do Cerrado, avaliando esse uso quanto à preservação e conservação. 

No projeto escrito a problematização foi: Qual a importância do Cerrado para o Brasil e a região metropolitana de Campinas? 

Após o projeto escrito, os(as) alunos(as) realizaram, uma experimentação “mão na massa”, com uma prática de construção de uma luminária. A luminária Cerrado, foi inspirada na árvore conhecida popularmente como “corticeira” (Erythrina falcata Benth). A partir de materiais recicláveis, os alunos montaram a base da luminária, fizeram toda a parte elétrica e através da técnica da papietagem, usando jornal, construíram o tronco da árvore. 

Nesse processo de construção, os alunos foram incentivados a criar, inventar, colaborar, investigar e desenvolver diversas habilidades durante a confecção da luminária Cerrado. 

As fotos a seguir mostram as luminárias e alguns momentos do processo de construção.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ img_url=”13505,13504,13503,13502,13501,13500,13499,13498,13497″]