Pular para o conteúdo

Por Gabriela Coppola

A orientadora Deise Pinto do Ensino Fundamental 1 procurou a Equipe de Ajuda para auxiliar alunos e alunas dos 5ºˢ anos, que estavam denominando incivilidades de diferentes tipos sempre como bullying.

Durante os meses de junho e agosto, todos os membros organizaram um material explicativo sobre as diferenças entre brincadeiras, conflitos, indisciplina, incivilidades/microagressões e o mais citado: bullying. Além disso, criaram narrativas que fossem similares às cotidianas e uma dinâmica na qual cada turma do 5º ano pudesse ouvir a história, refletir e indicar o que correspondia à situação.

Exemplos narrados:

  1. Carlos riscou a cadeira de sua professora com giz.
  2. Paulo estava na Educação Física e falou que Vivaldo estava correndo igual a uma galinha.
  3. Mili, uma menina muito educada e gentil foi fazer compras e encontrou Maria Joaquina, sua amiga da escola. Mili foi muito feliz dar um abraço na sua amiga, mas Maria Joaquina a ignorou.
  4. Todos os dias, na hora do almoço, Helena batia e xingava Júlia. Muitas crianças viam e não faziam nada.

Durante o mês de setembro, os alunos dos 7ºˢ, 8ºˢ e 9ºˢ anos foram às salas de aula e apresentaram a dinâmica de introdução, os conceitos que trabalhariam e as histórias para as turmas menores, que envolveram-se nesta aprendizagem diferenciada e significativa sobre convivência, analisando inclusive como gerar um melhor desfecho para cada situação.

Fotos: Gabriela Coppola