Águas que nos Unem: Projeto do Infantil 3 promove reflexões que combina a água e as relações interpessoais
Por Clara Viana:
Uma poça d’água no meio da sala de aula chamou a atenção das crianças do Infantil 3, despertando imediatamente a curiosidade dos alunos. Eles começaram a questionar: de onde veio essa poça? Será que foi algum cano que estourou? Um balde d’água que caiu?
No dia seguinte, ao entrarem na sala, eles percebem sons de água. No outro dia, imagens representando água em suas diversas formas foram espalhadas pelo local. Assim, os foram fazendo uma aproximação do investigado pelas crianças, um dos recursos naturais mais importantes do planeta: a água.
Essa experiência faz parte do projeto “Águas que nos Unem”, que está sendo desenvolvido desde o início de fevereiro com as crianças do Infantil 3. O objetivo da ação é retratar a água de forma lúdica e poética, permitindo que os alunos observem como ela se transforma constantemente e compreendam seu papel como metáfora para a vida. Além disso, o projeto incentiva os alunos a vivenciarem relações de amizade e convivência diária por meio dessa temática.
Muitas propostas estão sendo realizadas com foco na sustentabilidade, tema que a Escola Comunitária vem trabalhando ao longo deste ano. Essas iniciativas promovem troca de experiências, aprendizado, equilíbrio e colaboração entre as crianças.
Além da questão ambiental, o projeto trabalha principalmente as relações, o cuidado e o respeito para com o outro, a construção da nossa identidade e a ampliação de vínculos. “Esse trabalho está sendo realizado por meio do livro ‘Peixe Arco-Íris’, que conta a história de um peixe lindo e colorido que não consegue compartilhar suas escamas brilhantes, se afastando dos demais, se sentindo sozinho. Ele passa a se sentir feliz quando consegue realizar essa partilha, deixando de se sentir solitário. A história provoca reflexões sobre amizade e convivência, trazendo a realidade dos peixes da narrativa para a vivência das crianças. Tudo isso permeado de situações que envolvem a nossa responsabilidade e pertencimento ao meio ambiente, especialmente focando a questão da água”, explicou a professora Paula Bordin.
As professoras conversaram com as crianças e foram elaborando a rede de interesses que levanta questionamentos sobre o que elas gostariam de saber sobre os temas abordados no “Águas que nos Unem”. Em todas as turmas, a questão sobre o lixo despejado na água foi a que mais despertou interesse. “Já havíamos realizado um projeto com o ‘Peixe Arco-Íris’ anos atrás, mas em um contexto diferente. Observamos que, atualmente, as crianças possuem mais bagagem sobre o meio ambiente e levantam questões que não surgiam antes, como: ‘Por que jogam lixo em rios e mares?'”, concluiu a professora Ilona Freitas.
Dentre as atividades em destaque, estão as pinturas feitas pelas crianças sobre o tema água. As professoras levaram para a sala de aula algumas fotos da água em diversas formas, e os alunos compartilharam conhecimentos prévios e levantaram questões, como se o iceberg é doce ou salgado e as diferentes tonalidades da água. Com base nessas reflexões, as professoras realizaram uma atividade de pintura de observação, e os resultados estão expostos no mural do corredor das turmas do Infantil 3.
Além das pinturas, foram feitas investigações que envolvem potes de água e gelo, permitindo que as crianças tocassem e sentissem a diferença de temperatura, a textura e outras sensações a essas materialidades apresentadas. Elas observaram o processo de transformações da água e participaram de uma experiência de evaporação, notando e comentando sobre a diminuição do nível da água no recipiente, percebendo as diferenças dos estados físicos desse recurso natural.
O tema água foi escolhido por ser um elemento presente no cotidiano das crianças, com objetivos que intencionam vivências instigantes e lúdicas, promovendo aprendizagem. “Por meio de brincadeiras, experimentações e vivências estamos explorando como a água está presente no nosso dia a dia e aprendendo sobre o cuidado que devemos ter com ela”, proferiu a professora Laura Luchini.
O Peixe Arco-Íris dá vida ao Projeto, e tornou-se um “objeto tutor”, feito em tecido. As crianças foram incentivadas a descobrir o animal por meio de enigmas criados pelas professoras que elaboraram um mapa para guiá-lo até seu destino, a sala de aula. Com este mascote, que será levado para casa e cuidado por uma criança, os alunos poderão vivenciar sentimentos, sensações, buscas, encontros e reencontros até o final do Projeto.