Pular para o conteúdo

Pensar e trazer propostas de experiências significativas para que nossas  crianças investiguem, experimentem, perguntem e busquem desvendar os mistérios do Mundo nos elementos vitais da Natureza: ar, água, terra e fogo, nos propõe Gandhy Piorski, em seu livro “Brinquedos de Chão”.

Vamos com elas, instigando olhares, escutas e buscas, valorizando e experimentando a conquista do pensar sobre pequenos e grandes mistérios como este que Guy de Larigaudie nos propõe: “Há tanto mistério no crescimento de um grão de trigo como no movimento das estrelas”.

Vamos com Amélia-Amelinha, que semeou – e colheu! –  as sementes do  pensar durante toda sua vida, nos deixando como herança a alegria de sermos semeadoras com e como ela. Ela disse: “O terreno é fértil. A semente é boa. Vale a pena plantar! ”  Amelinha-Amélia Pires Palermo: nosso amor, gratidão e nossa honra pelos seus 100 anos de vida! Equipe do Infantil 1

“A materialidade do brincar com os elementos vitais, água, terra, fogo e ar, abre caminhos que desembocam na substancialidade do imaginar. As matérias    da brincadeira alcançam os sentidos da criança como o arco, as cordas do violino. Como efeito esse encontro produz um riquíssimo espectro de impressões   e sentidos. Uma imaginação que estabelece vínculo entre a criança e a natureza     e tem capacidades específicas e maior de plasticidade: é transformadora, regeneradora. Os quatro elementos habitam a imaginação, são um código de expressão da vida imaginária. ” (Brinquedos do Chão, Gandhy Piorski)

Assim, Amelinha e seus amigos se aventuram ao encontro dessa imaginação “como um código da vida imaginária” estabelecendo vínculos e descobertas de novos sentidos, produzindo saberes, experimentando sensações e potencializando a capacidade do pensamento.

Terra, fogo, ar e água. Vamos mergulhar na busca de conhecimentos desses elementos com Amelinha!

Vamos viver esse sonho, alimentado pelo brincar!

Vamos partilhar afetos e saberes… seguimos juntos!

Elemento Água: Água incolor, água sem gosto e sem cheiro!

Água de acolher nosso início de vida na barrida das mamães, água da chuva, água de beber, água de nadar, de tomar banho, de brincar, de pintar…

Água que mata a sede, que rega as plantas e nutre o chão. Água que dá prazer de brincar, que relaxa e faz sonhar.

Elemento Ar: Suavidade no olhar, no sentir, no imaginar! Vento que sopra, que mexe e remexe e nos faz sonhar! Vamos despertando para a beleza do imaginar: folhas, flores e ar.

Elemento Fogo: Uma das tarefas mais ousadas da imaginação do brincar é fazer das mãos instrumentos calóricos…sua oficina é o sonho! Brincar de misturar, aquecer e ver a transformação. Experimentar, ousar, descobrir.

Elemento Terra: Terra que dá vida, que serve de abrigo do crescer e do florescer, que aciona a força vital. Que traz projeto de futuro, vida, esperança, tempo!