Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Na busca por compreender melhor a rica biodiversidade que habita os espaços da nossa Escola, uma recente investigação realizada com os alunos do Infantil 4 revelou a presença de diversos insetos, destacando-se as abelhas. Com o intuito de enriquecer o conhecimento das crianças, foi agendada a visita de um biólogo, fundador da AirbnBee, mestre em Ecologia pela Unicamp e meliponicultor.

A AirbnBee é um empreendimento dedicado à conservação da biodiversidade. A missão é reconectar as pessoas com as abelhas nativas, ressaltando a importância vital desses insetos para a saúde dos ecossistemas. Destaca-se que as abelhas oferecem verdadeiros tesouros, como mel e própolis, produtos que são resultado direto da interação entre esses polinizadores e o meio ambiente.

Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de absorver não apenas conhecimentos teóricos, mas também de participar de vivências práticas que enriqueceram seus repertórios pessoais. A ênfase das atividades foi na educação ambiental, como a importância ecológica das abelhas, a conservação das espécies nativas e a relação intrínseca entre as abelhas e a humanidade.

A exposição contou com quatro caixas de colmeias de abelhas nativas sem ferrão, de diferentes espécies. As caixas ficaram devidamente fechadas, garantindo que as abelhas não saíssem e voassem para o ambiente da escola.

“O biólogo compartilhou informações valiosas sobre a biodiversidade brasileira, enfatizando a necessidade de conhecermos para conservarmos. A iniciativa não apenas enriqueceu o aprendizado das crianças, mas também contribuiu para o desenvolvimento de consciência ambiental, promovendo a preservação das abelhas nativas e do meio ambiente como um todo”, diz a professora Cínthya Ceará.

Fotos: Ákilla Magalhães