Pular para o conteúdo

Me interesso pela vida e pelos atravessamentos do cotidiano. Me encanta pensar no tempo no qual as coisas sobrevivem em nós”. Valéria Scornaienchi.

Em nós sobrevivem as sementes  do nosso caminhar, pois  “o terreno é fértil, a semente é boa, vale a pena plantar.” Amélia Pires Palermo. Os meninos e meninas do Infantil 1, de 3 anos, receberam a artista plástica Valéria Scornaienchi para um dia de grandes descobertas, criações, conversas e arte.

“Percebemos o quanto as crianças estão apropriadas desse caminhar pela arte e pela natureza”, relatam as professoras Raquel e Rosane. 

PROJETO ATELIER VALÉRIA SCORNAIENCHI

Infantil 1 – 2021

Declaração da artista:

“Me interesso pela vida e pelos atravessamentos do cotidiano. Me encanta pensar no tempo no qual as coisas sobrevivem em nós. São imagens e desenhos de lugares de passagem, reais e virtuais. Influenciada por leituras, e experiências espirituais e do contato com a natureza, eu crio minha própria cosmologia e me adentro ao universo. Escrevo textos e frases, crio relações entre as imagens e apresento meus estudos feitos nas próprias páginas do livro, cadernos e folhas soltas. Os trabalhos são camadas de pensamentos que norteiam as questões ambientais (da natureza e da natureza humana) e a sobrevivência da terra em nós e no mundo, deste lugar eu busco a minha própria mitologia. Os trabalhos têm como materiais de pesquisa pedras, livros, desenhos, fotografias tiradas com celular e manipuladas no mesmo, escritos e objetos os quais venho investigando no meu ateliê. Fragmentos da natureza, e desenhos feitos a partir da observação desses elementos, e fotografias capturadas em viagens e residências as quais somam um arquivo de elementos encontrados em praias, bosques e fazendas.”  

Provocar o olhar profundo e consciente sobre a natureza em sua profusa vida declarada e anunciada  em muitos verdes, luzes e sombras, cores e formas, aromas e sabores, espantos e reconhecimentos, acolhimentos e recolhimentos é propor formas de visualizar o mundo e as possibilidades transformadoras de ser, criar e intensificar as experiências  advindas da observação, da escuta e das vozes que soam em uníssono com as melodias entoadas e percebidas nos afetos.

Valéria Scornaienchi investiga e faz da natureza seu eterno espanto, seu mergulho e expressão de sua arte. Ela esteve conosco em encontros de olhares e fazeres. Em reinaugurações!

Valéria, uma artista viva e contemporânea, que tem suas raízes fincadas no chão da nossa Escola; faz parte dos alunos e das famílias fundadoras deste “espaço sagrado”, como se referia D. Amélia, ao falar de nosso chão; ela vai propor Arte com a natureza, percorrendo espaços que já percorreu como criança e adolescente que foi neste chão, enriquecendo nosso Pequeno Glossário Botânico com seu olhar, sua presença e sua voz, em novos inventários.

“O uníssono das vozes faz vibrar reflexões profundas que assinalam questões como os direitos das crianças como sujeitos, suas capacidades de escolha, e interpretação sensíveis, suas  possibilidades de subverter e reverter sentidos e direcionamentos, da, para e com a prática artística, incitando diálogos poéticos que impactam o contexto escola, além de afetar a todos os participantes”.   (Irene Tourinho para o prefácio do livro Arte Contemporânea  e  Docência com Crianças: Inventários Educativos. de Susana Rangel V. da Cunha e Rodrigo s. de Carvalho, organizadores).

Uma mini biografia, por Valéria: 

“Nascida em Campinas e moradora deste município do interior de São Paulo. Mesmo tendo cursado Fisioterapia e Educação Física, ela tem a Arte como um rio que beira seus caminhos desde que se lembra. Participa de grupos de acompanhamentos de trabalhos artísticos desde 2012, e antes disso participou de escolas informais de arte. Vem carregando terras lentamente para aumentar sua montanha através de participações em salões de arte, de exposições coletivas e individuais, e de formação em arte contemporânea para professores da rede pública. Proporciona encontros de trocas e conversas afetivas sobre arte em seu próprio ateliê, além de consultorias para outros artistas. Com a vinda da pandemia, também realiza encontros e falas online. Seu interesse está para além das instituições, o que a levou a fazer intervenções urbanas nas praças da região central de Campinas e pensar em publicações independentes. Tem seus arquivos e projetos organizados em sites, redes sociais e vídeos documentais e poéticos no youtube”.

 

 

Educação Infantil

Infantil 1 2021

Professoras: Raquel  Figueiredo e Rosane Bazi

[agni_gallery img_size=”large” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”9144,9143,9142,9141,9140,9139,9138,9137,9136,9135″]