Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Como parte do projeto “Era uma vez”, as crianças do Infantil 3 reuniram-se em volta de uma fogueira para um momento de contação de histórias.

Com o objetivo de despertar nas crianças o encantamento por histórias, a proposta busca estimular a imaginação, a criatividade e o prazer pela leitura por meio da narração de contos e da exploração de diferentes formas de expressão.

As vozes das professoras e das crianças deram vida às narrativas, materializadas na forma de fantoches e objetos.

“Começamos esse projeto contando um pouco sobre essa arte tão antiga de contar histórias, inicialmente pela tradição oral, sendo passada de geração para geração”, contam as professoras do Infantil 3.

O ponto de partida foi a história de Adélia, uma porquinha que se aventura nas noites lendo livros em uma biblioteca. Essa personagem encantadora apresentou diferentes histórias aos ouvintes.

A prática de contar histórias contribui para o relacionamento entre contador e ouvinte, estimula a oralidade, a imaginação e a capacidade de atenção. Além disso, permite que os pequenos identifiquem-se com os conflitos vivenciados pelos personagens, lidando com seus próprios sentimentos.

Além da contação de histórias, as crianças tiveram a ideia de dançar, cantar e assar marshmallow em volta da fogueira. Também vestiram seus pijamas e montaram barracas, como forma de simbolizar um acampamento.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”16435,16436,16437,16438,16440,16442,16434″]?Ákilla Magalhães e Ana Paula Cipolli