Pular para o conteúdo

Conhecendo o Ensino Médio: eletiva 2021

A ECC no FAMUN 2021 

O FAMUN (FACAMP Model United Nations) é uma simulação/modelo das Assembleias e dos Comitês da ONU (Organização das Nações Unidas). Promovido pela Facamp e afiliado ao WIMUN/WFUNA (International Model UN/World Federation of United Nations Associations), o evento possibilita, aos alunos e alunas do Ensino Médio, a experiência de simular o trabalho de diplomatas, que representam todos os países membros da ONU. Em 2021 o FAMUN promoveu o modelo das seguintes instituições da ONU: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho dos Direitos Humanos e Assembleia Mundial da Saúde.    

A caminhada dos nossos alunos e alunas até o FAMUN teve início em março deste ano. Por meio de uma parceria entre a ECC e a Facamp, foi ofertada uma disciplina eletiva intitulada “O Futuro do Mundo: a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável”. Os trabalhos da eletiva possibilitaram um grande aprendizado acerca do trabalho e dos princípios das Nações Unidas. Após esta preparação inicial, demos início, durante os meses de junho e agosto, aos treinamentos específicos para o evento. Pesquisas, estudos, discussões, escrita de documentos oficiais e muitas trocas entre alunos e professores, marcaram a dinâmica dos trabalhos. A iniciativa contou com a participação de nossos alunos e alunas das 2ªs e 3ªs Séries do Ensino Médio e dos professores Dennys Montagner, Gabriela Lima, Luciana Bitar, Luciene Sousa e Sérgio Lima.   

Após tanto trabalho, o evento finalmente chegou! 04, 05, 06 e 07 de Setembro! Neste momento, alunos e alunas tornaram-se “os distintos delegados e delegadas representantes dos países membros da ONU”. A busca do consenso, a cooperação e a luta na defesa de seus países dominaram a tônica das discussões. Neste tipo de evento é visível o protagonismo do aluno, que precisa não só estar preparado academicamente, mas também agir de forma versátil e pró-ativa. Há uma clara integração de conhecimentos e habilidades, fazendo com que os participantes exercitem não só as habilidades acadêmicas, mas também as competências sócio-emocionais. Em uma simulação da ONU, como a FAMUN, os alunos se deparam com momentos de intensa pesquisa e aprofundamento de conhecimentos históricos, geográficos, linguísticos bem como com a realização de leituras em diferentes idiomas. Oratória, habilidade de resolução de conflitos, diplomacia, negociação e capacidade de se colocar no lugar do outro são também algumas das habilidades necessárias para a boa participação neste tipo de evento.  

Como algumas sessões do FAMUN acontecem em inglês, as professoras Luciana Bitar e Luciene Sousa se integraram à eletiva FAMUN do Ensino Médio da Comunitária. Todo material da FAMUN é publicado em inglês e a grande maioria dos documentos para leitura e pesquisa também se encontram neste idioma. Desta forma, o inglês se apresenta como uma importante ferramenta de acesso ao conhecimento, sendo também essencial para uma boa participação no evento. Nós abordamos com os alunos diversos aspectos dos discursos em inglês, tais como: entonação, pausa, ênfase, clareza e repetição, trabalhando vídeos de discursos e de bastidores da ONU.  Também pudemos trabalhar individualmente com os alunos que publicaram textos de posicionamento em inglês e discursos, fazendo um trabalho de tutoria que envolveu revisão de pontuação e paragrafação, uso de elementos coesivos, levantamento de vocabulário-chave e sinônimos que evitasse a repetição de termos e adequação à proposta. Os alunos puderam fazer uso do idioma de maneira contextualizada e significativa, corroborando com o nosso princípio norteador de que o aprendizado de um idioma deve, dentre outras coisas, promover a construção de significados no mundo social. 

Além disso, foi muito interessante notar o quanto a orientação que demos para ampliar a pesquisa para sites e fontes em inglês colaborou para o preparo e autoconfiança de cada delegado. 

Nesses quatro dias de simulação, nossos delegados e delegadas, deram excelentes lições de cooperação, empenho pelo consenso, defesa incansável dos direitos humanos e a vontade de construir um mundo baseado no respeito ao meio ambiente, na justiça e na equidade. Bons caminhos para o futuro foram trilhados! Os estudantes da ECC representaram nossa escola de forma honrosa e genuína, dando um show como delegados da Organização das Nações Unidas!

Por: Dennys Montagner, Luciana Barbosa Ivo Bitar e Luciene Teodoro Casassanta Sousa

Confira o vídeo: