Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Na última semana, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio exploraram o mundo da Física em uma aula prática realizada no campo de futebol da Escola. Convidados pelo professor Ricardo Henrique, os alunos se dirigiram até o “campão” para o lançamento de foguetes construídos apenas com garrafas PET e água. 

A iniciativa faz parte da aula introdutória de Lançamento Oblíquo e tem como objetivo fundamentar os conceitos de velocidade e ângulo de lançamento, alcance horizontal máximo, altura máxima e tempo de voo.

Os alunos da 1ª série estão estudando Cinemática dentro da Física, e este assunto aborda Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado”, diz o professor de Física Ricardo.

Além de promover a aprendizagem em grupo, a prática instigou os estudantes a refletirem sobre a pressão do ar dentro dos foguetes, bem como a relação entre a massa de água e a distância ou altura alcançada.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”17813,17814,17815,17816,17817,17818″]?Ákilla Magalhães