Estudantes da 2ª série do Ensino Médio fazem apresentação sobre a preservação dos povos nativos para a inclusão, cultura e biodiversidade brasileira
Por Clara Viana:
Em maio, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio realizaram uma apresentação sobre os povos nativos brasileiros, destacando a riqueza de sua cultura, os desafios da inclusão e preservação dessas comunidades, além de seu papel fundamental na conservação da biodiversidade do país.
A apresentação foi parte do projeto Escolas Parceiras da UNESCO e do projeto anual da Comunitária sobre meio ambiente e sustentabilidade.
O objetivo da iniciativa foi conscientizar os alunos sobre a importância do respeito e da valorização das culturas indígenas. Além disso, buscou fomentar a reflexão crítica sobre os processos históricos de genocídio e exclusão desses povos. A atividade também visa o exercício da crítica sobre esses processos, já que está vinculada aos conteúdos de Brasil Colonial, explorando a chegada dos portugueses ao território brasileiro e as diversas dinâmicas de interação entre europeus e nativos.
O professor de História, Dennys Montagner, que coordenou a apresentação das turmas, reforçou a relevância dos povos indígenas na preservação ambiental.
“Os povos indígenas são centrais na preservação do meio ambiente. Sua noção de vida humana vinculada ao ambiente natural fomenta relações sustentáveis com os diferentes biomas brasileiros, além de colocar ‘um freio’ no avanço econômico predatório sobre os espaços florestais nacionais”, explicou Dennys.
A partir dos estudos realizados, os alunos levantaram propostas para ações governamentais e da sociedade civil visando, em parceria com os povos indígenas, estratégias eficazes para a conservação de suas culturas e territórios.
Ao final das apresentações, os estudantes elaboraram sugestões de políticas públicas voltadas à integração e preservação das culturas nativas.