Pular para o conteúdo

Por Rodrigo Bryan

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, estudantes da 2ª série do Ensino Médio estiveram nas cidades mineiras de Tiradentes, Ouro Preto e Mariana para conhecer uma importante parte da História do Brasil.

O Projeto Marcas do Passado no Presente pretende trabalhar junto aos alunos as referências históricas que constituíram nossa formação social, econômica e cultural, permeando aspectos ligados à geografia, à história, à literatura, à arquitetura e às artes.

Os estudantes foram acompanhados pela professora de Estéticas Literárias, Marilia Dias, e professor de Artes, Rodrigo Bryan, contando também com a participação da orientadora educacional, Simone Hofstatter, e do coordenador do Ensino Médio, Edson Souza, assim como pela agência Ivian Expedições Educacionais. O projeto conta ainda com a participação dos professores de História e Sociologia, Dennys Montagner, de Geografia, Philip Kherlakian, de Língua Portuguesa, Sérgio Lopes, de Biologia, Flavia Henklain Guissa, e de Química, Rodolfo Tasca.

As disciplinas de História, Sociologia, Geografia, Estéticas Literárias, Artes, Língua Portuguesa, Biologia e Química se uniram em cinco eixos temáticos, abaixo especificados, para nortear todo o trabalho de estudo, pesquisa e realização de propostas pelos alunos antes, durante e depois da visita às cidades mineiras.

Os eixos temáticos propostos para o estudo são:

  • Mineração e seus impactos.
  • Os usos do patrimônio histórico na cidade contemporânea.
  • A arte literária na construção e ressignificação da identidade nacional.
  • As representações artísticas do barroco mineiro.
  • Culturas e religiosidades nas Minas Gerais.

A proposta do trabalho interdisciplinar da ECC nas cidades históricas de Minas Gerais pretende assegurar aos alunos, dentre os vários objetivos propostos, o reconhecimento e valorização desse espaço brasileiro como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Fotos: Rodrigo Bryan