Pular para o conteúdo

Como proposta do Itinerário Formativo do Ensino Médio, a turma da 1ª série que cursa o componente “Corpo, expressão e comunicação” recebeu a pesquisadora Renata Meirelles para uma roda de conversa sobre a importância do brincar no processo de amadurecimento e mudanças na juventude.

Renata é uma das principais referências sobre cultura do brincar no Brasil. Durante o diálogo com a turma, compartilhou um pouco das suas descobertas e saberes construídos ao longo da pesquisa do “Território do brincar”.

“Há uma potência de vida contida no brincar livre e espontâneo esquecida ao longo das fases da vida que ao ser resgatada e redescoberta amplia as possibilidades de existência criativa do ser humano com o mundo. Brincar envolve sobretudo, a capacidade de reconhecer para nós mesmos, quem somos”, diz Renata.

Como forma de contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade, os Itinerários Formativos possibilitam que as(os) estudantes aprofundem seus conhecimentos e se preparem para o prosseguimento de estudos, para o mundo do trabalho e para a vida de modo mais amplo.