Pular para o conteúdo

Por Edson Souza

Ponte de 455g sagra-se campeã ao suportar carga de 29kg

No último sábado, dia 16 de setembro, como parte do evento ECC Portas Abertas, aconteceu o XX Campeonato de Pontes de Macarrão do Ensino Médio da Escola Comunitária de Campinas. Essa tradicional competição é o evento que finaliza as atividades de um projeto interdisciplinar que envolve as disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática e Arte, e esse ano movimentou cerca de 174 alunos, divididos em 28 equipes. 

Nessa competição, as equipes participantes, a partir de um conjunto de regras, um pacote de 500 gramas de espaguete (Barilla, nº7) e cola quente, são desafiadas a projetar e construir uma estrutura rígida de espaguete, em forma de  ponte que venha a preencher um vão livre de 48cm de comprimento. 

Neste ano, a construção das pontes aconteceu no dia 14 de setembro, momento em que as equipes se reuniram para executar o seu projeto descritivo. No dia do campeonato, as pontes construídas foram submetidas à aplicação contínua de cargas de 1kgf, até a sua ruptura. Foi considerada campeã a equipe cuja ponte obteve o maior fator de desempenho, ou seja, a maior relação entre a sua própria massa e a massa suportada por ela durante a competição. 

Na edição deste ano, a ponte construída pela equipe 1¹ conseguiu o melhor fator de desempenho dentre todas as pontes competidoras, suportado durante a aplicação de cargas, 63,73 vezes a própria massa. Essa ponte possuía 455 g e suportou uma carga máxima de 29 kg. 

Vale destacar que nesta mesma edição, a ponte projetada pela equipe 19, apesar de ter suportado carga máxima de 38 kg, não sagrou-se campeã, porque ao possuir massa de 730 g, descumpriu o regulamento da competição e ainda obteve um fator de desempenho de 52,05, valor inferior ao alcançado pela ponte projetada pela equipe vencedora.

O Campeonato de Pontes de Macarrão ocorre no mundo todo em diferentes níveis educacionais e no caso da ECC, sintetiza o estudo estrutural e estético de pontes de espaguete. 

¹Equipe 1: Vinícius Delefrate, Gabriela da Silva, Yuji Fukumoto, Gustavo Oliveira, Enrico Lattaro e Tiago Ruete

Fotos: Ákilla Magalhães e Rodrigo Bryan