Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan:

A Escola Comunitária de Campinas participou da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) deste ano, um evento educacional que incentiva o interesse e aprendizado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática por meio da construção e lançamento de foguetes pelos próprios alunos. Com uma participação abrangente que englobou diversos níveis de ensino, com atividades e desafios adaptados a cada faixa etária, a ECC teve ótimos resultados.

A realização do evento foi distribuída ao longo de quatro dias, com os níveis 1 e 2 ocorrendo no Campo de Futebol da Escola, e os níveis 3 e 4 no Parque Ecológico de Campinas.

Com aulas de apoio fornecidas pela Escola, com conhecimentos práticos e teóricos, permitindo que os estudantes compreendessem os princípios fundamentais de aerodinâmica e propulsão necessários para o projeto, cada grupo assumiu a responsabilidade de construir seus próprios foguetes

Um total de 9 grupos, reunindo 21 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 1 participaram do nível 1. Utilizando canudos plásticos e propulsão por ar comprimido, os estudantes alcançaram uma distância notável, com o maior alcance atingindo 41 metros.

Com dois grupos do 4º e 5º ano, 3 alunos participaram do nível 2. A criatividade se fez presente na fabricação de foguetes feitos de papel. Equipados com aletas e coifa, e propulsionados também por ar comprimido, esses foguetes tiveram um alcance máximo de 43 metros.

21 alunos do Ensino Fundamental 2, divididos em 9 grupos, participaram do nível 3 da Mostra. Exploraram novos horizontes ao construir foguetes utilizando garrafas PET, impulsionados por uma mistura de água e ar comprimido. O ápice foi um alcance de 139 metros.

Já os estudantes do Ensino Médio se dividiram em 3 grupos. Os foguetes do nível 4 também foram construídos com garrafa PET, mas usando como propulsor a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio. O resultado atingiu 145 metros.

Fotos: Ákilla Magalhães