Encontros de formação com Telma Vinha e Gandhy Piorski
No dia 24/01, a equipe pedagógica da Escola Comunitária se reuniu para realizar atividades de planejamento do ano letivo de 2022.
Neste ano, a reunião da equipe de 130 educadores da ECC contou com a participação de dois profissionais que são referência na área da educação: Telma Vinha e Gandhy Piorski.
Por envolver um grande número de pessoas, os encontros aconteceram de forma remota, garantindo assim os protocolos de biossegurança.
Os encontros
Telma Vinha:
Diante do tema “Escola e pandemia: desafios e ressignificações para a educação”, a pedagoga e doutora em educação pela Unicamp, Telma Vinha, apresentou as características da sociedade pós-moderna, os impactos da pandemia em nossa vida e os seus reflexos na educação. Vale destacar que Telma é integrante da nossa comunidade escolar e mãe de duas alunas.
Telma falou sobre as características da sociedade pós-moderna e os impactos da pandemia na nossa vida e os seus reflexos na educação.
A partir dos dados de pesquisas apresentados por Telma, coordenadoras, professoras e professores do Curso Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2, Ensino Médio e Comunitária Integral, refletiram sobre como os profissionais da educação foram afetados nesses tempos tão desafiadores, lidando com situações adversas e mostrando-se persistentes, resilientes e engajados no seu trabalho com os alunos.
Telma chamou a atenção também para a necessidade de mantermos o autocuidado e o cuidado com os outros, cultivando valores tão importante evidenciados nos enfrentamentos da pandemia, como a empatia, a generosidade e o respeito nas nossas relações interpessoais.
Gandhy Piorski:
O artista plástico Gandhy Piorski é, também, pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. Em 2016, publicou o livro “Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar”, que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, revelando a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria.
Diante do tema “A matéria e a constituição da criança: apontamentos para uma cosmovisão pedagógica”, as(os) educadoras(es) da Educação Infantil, Fundamental 1 e Comunitária Integral, discutiram sobre a valorização da infância e dos elementos simbólicos que constituem essa fase tão importante do desenvolvimento humano.
O encontro com Gandhy durante as atividades de planejamento foi apenas o primeiro passo de uma formação que a equipe pedagógica terá ao longo deste semestre. Através de estudos, oficinas e vivências, será uma grande oportunidade das(os) nossas(os) educadoras(es) buscarem novos olhares sobre a prática pedagógica e suas possibilidades de ressignificação.
“Os momentos que estivemos com Telma Vinha e Gandhy Piorski no planejamento foram muito ricos, oportunidades especiais de pensarmos as questões que envolvem a escola nesses tempos tão difíceis da pandemia, buscando referências para o nosso trabalho, aguçando nossos olhares e ações na construção de novos significados às relações de ensino e aprendizagem“, diz o Diretor Pedagógico Marcos Marcio.