Alunos do 1º ano C participam de vivência sobre capoeira em Projeto Literatura de Cordel
Por Betina Mantoan:
Como parte do Projeto Literatura de Cordel, os alunos do 1º Ano C têm explorado as tradições culturais do nordeste brasileiro, região onde o cordel surgiu e se popularizou. Na última semana, a turma teve a oportunidade de vivenciar a cultura da capoeira, uma arte que também tem raízes profundas na região.
A iniciativa ganhou um toque especial com a participação de Caetano Feriani Amin, aluno do 1º Ano C, e sua mãe, Marcela, que são praticantes de capoeira. Convidados pela escola, a família proporcionou uma vivência para os alunos. Durante a atividade, as crianças aprenderam sobre a origem da capoeira, praticaram alguns golpes, aprenderam a gingar e a cantar músicas tradicionais.
Além disso, os alunos foram apresentados aos instrumentos utilizados na capoeira e receberam uma semente de cabaça, fundamental para a construção do berimbau, instrumento que atua como “caixa de ressonância” para as vibrações produzidas por seu arame.
“Estudar a cultura do nosso país por meio de vivências concretas, proporciona um aprendizado para além dos conhecimentos. É a riqueza vivida e explorada que fica registrada na memória, atribuindo o significado afetivo do aprendizado”, diz a professora da turma Cristiane Sawaya.
Fotos: Cristiane Sawaya e Luísa Gerin