Alunos do 3º ano do Projeto Campinas refletem sobre Patrimônio Cultural
Por Betina Mantoan:
No decorrer do Projeto Campinas, os alunos dos 3ºˢ anos vivenciaram um momento de grande aprendizado com a visita de Gabrielle, geógrafa e pesquisadora especializada em Patrimônio Histórico e Cultural. Mãe da aluna Lara, ela compartilhou sua experiência e conhecimentos sobre o tema com as turmas, proporcionando uma vivência enriquecedora e ampliando a compreensão das crianças sobre o conceito de Patrimônio Cultural.
Durante a conversa, Gabrielle desafiou os alunos a refletirem sobre o que entendem por Patrimônio Cultural, destacando que esse conceito vai além de monumentos e sítios históricos. Para ela, o Patrimônio Cultural envolve também lugares, objetos, celebrações e saberes, que são essenciais para a história de vida das pessoas e das cidades. A interação fez com que todos percebessem a importância de preservar e valorizar a memória coletiva, criando uma conexão profunda com a identidade cultural.
Após a reflexão, as crianças foram convidadas a registrar, em papéis, qual Patrimônio consideram importante em suas vidas. Em seguida, foi realizada a construção de uma mandala, na qual as referências culturais de cada aluno foram entrelaçadas, simbolizando a diversidade e riqueza cultural de cada um.